O Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ENDIPE) alcançará, em 2024, sua vigésima segunda edição, expressando vigor e longevidade histórica como um movimento que articula e produz referências que subsidiam reflexões e experiências de ensino-aprendizagem, da Educação Básica à Educação Superior, em prol da defesa do ensino como uma prática social humanizante e emancipatória. Por essa razão, vem se constituindo em elemento organizador do campo da Didática no Brasil. O evento promove socialização de referenciais a partir do diálogo entre atores educativos de diferentes contextos, especialmente da Educação Básica, compondo um quadro de análise sobre desafios e alternativas para processos de ensino-aprendizagem orientados à construção uma sociedade democrática em face das profundas contradições na contemporaneidade.

Amplamente reconhecido pela comunidade acadêmica, o ENDIPE reafirma, ao longo de sua trajetória, o lugar da Didática na formação de professores(as), nos cotidianos escolares e nas políticas educacionais, como uma forma epistêmica disposta à construção da qualidade pedagógica e social do ensino em suas múltiplas dimensões. Nessa perspectiva, o XXII ENDIPE, que ocorrerá na cidade de João Pessoa – Paraíba, sediado pela Universidade Federal da Paraíba, pretende ser uma oportunidade de socialização, integração e potencialização das pesquisas em Didática, mobilizando diálogos entre diferentes atores educacionais, a partir de saberes e experiências plurais.
As pesquisas em Didática sinalizam como tais processos vêm sendo impactados por problemáticas emergentes, a exemplo das desigualdades escolares e suas relações com os marcadores sociais de diferença, dos desafios de formação inicial e continuada das/os docentes, da cultura digital e suas implicações no trabalho pedagógico, das políticas neoliberais e a definição das finalidades educativas escolares, como também das investidas ideológicas ultraconservadoras na formulação de políticas educacionais. Além disso, ressalta-se a relevância que, no debate público e especializado em educação, tem ganhado destaque no cenário nacional temas como educação integral, inovação pedagógica, diversidades e cultura de paz nas escolas etc. O XXII ENDIPE configurará um movimento de diálogos que aproximam as(os) participantes de tais problemáticas por meio de olhares reflexivos que se conjugam para fortalecer ações comprometidas com as lutas pela efetividade do direito à educação e com a construção de uma escola democrática.

O tema do XXII ENDIPE nos implica em uma reflexão coletiva sobre o lugar das escolas na construção da justiça social. Para tanto, enseja um olhar em torno dos desafios de democratização da educação de qualidade social e pedagogicamente referenciada. A Didática, como campo epistêmico e como disciplina pedagógica, tem delineado um quadro de referências para a reflexão crítica sobre o ensino como uma prática social em contextos. Nesse sentido, os saberes da Didática, inscritos na Pedagogia como Ciência da Educação, podem configurar uma base de fundamentação teórico-metodológica para a concepção do trabalho docente como práxis em um cenário de aprofundamento de desigualdades sociais cujos impactos se revelam, também, nas escolas. O enfrentamento às desigualdades e seus reflexos no acesso, na permanência e nas aprendizagens passa, também, pela capacidade que as(os) profissionais da Educação desenvolvem para promover práticas pedagógicas equitativas e emancipatórias. Consideramos que, se às escolas impõem-se desafios de promoção da justiça social, cabe à Didática, dada a especificidade do seu campo disciplinar, sistematizar e oferecer recursos conceituais e metodológicos fundamentais à construção dessa escola democrática, sensivelmente atenta às contradições e possibilidades que se expõem pela análise crítica da realidade social, política e educacional em nosso país.
Em sua organização local, o XXII ENDIPE integrará docentes e discentes de cursos de graduação e pós-graduação das universidades públicas do estado da Paraíba, bem como representantes da educação básica. A programação do evento traduzirá interesses e possibilidades de interlocução que respondem a necessidades de estudo, diálogo e ampliação de repertórios para qualificar as respostas possíveis aos desafios que atravessam o trabalho de educadoras(es) na construção da escola democrática como uma demanda civilizatória. Para tanto, o evento contará com uma programação que contempla temas diversos e diálogos com pesquisadoras(es) nacionais e internacionais de referência nos campos da Didática, da formação docente e áreas conexas.

 

João Pessoa - PB 


Em 2024, o nosso reencontro na cidade de João Pessoa – PB, um dos principais destinos turísticos do Brasil.
A capital paraibana está na lista top 10 dos destinos com praias preferidas pelos turistas. Contando com outros atrativos, como a qualidade de vida, preservação do meio ambiente, infraestrutura da cidade, praias limpas e mar calmo, gastronomia apreciada e bons hotéis.
A cidade tem uma rica vida cultural, com destaque para o Centro Histórico, onde se encontram construções antigas e monumentos históricos, como a Igreja de São Francisco e o Convento de Santo Antônio


 


Centro de Convenções de João Pessoa

 

O evento ocorrerá no Centro de Convenções de João Pessoa, situado na rodovia PB-008, km 5, s/n Polo Turístico – Cabo Branco, PB, próximo ao ponto mais oriental das Américas. Um espaço amplo e moderno construído com espaços físicos e equipamentos para sediar grandes eventos em suas instalações compostas por quatro prédios principais e uma área total de 48.676 m2. O local sediou eventos internacionais e nacionais como a Robocup e o Internet Governance Forum da ONU e atende às exigências de acessibilidade para acolher de modo inclusivo os/as participantes.

Fonte: Adaptado do site oficial do Centro de Convenções de João Pessoa-PB.

XXII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO

Saberes da Didática para a construção da escola democrática