Histórico do ENDIPE

Na virada dos anos de 1970 para 1980, quando a sociedade brasileira já manifestava sinais mais contundentes de oposição à ditadura militar que se instalara em 1964, um grupo de educadores/as brasileiros/as deu início a um movimento que acabou por expressar, no campo educacional, os mesmos anseios de mudança presentes na sociedade da época. Envolvidos/as com as práticas de ensino e com a Didática, esses/as educadores/as reuniram-se, em 1979, no 1º Encontro Nacional de Prática de Ensino e, em 1982, no 1º Seminário A Didática em Questão, dando início a um processo de questionamento dos fundamentos, das concepções, das orientações políticas e dos modos como a educação era, então, praticada nas escolas brasileiras. Em razão da proximidade de propósito entre esses dois movimentos, consolidada ao longo da realização de três encontros em cada uma destas áreas, em 1987, eles se fundiram e deram origem a um encontro único, que foi denominado de IV ENDIPE. Desde então, a Didática e as práticas de ensino têm sido alvo de discussões bianuais que congregam pesquisadores/as, especialistas, dirigentes educacionais, professores/as e estudantes de todas as regiões do país e do exterior.

O ENDIPE se consagrou ao longo de todo esse tempo como um espaço plural de discussões acerca dos estudos, das pesquisas e das experiências educativas em todos os níveis de ensino. É hoje um evento muito significativo no cenário nacional e suas contribuições têm sido referência para o avanço da produção de conhecimento sobre os fenômenos educacionais e para a formulação de propostas educacionais inovadoras.

Os 21 Encontros realizados até este momento têm permitido acompanhar as tendências educacionais das três últimas décadas, seus impactos nas escolas e nas práticas docentes, em um movimento dialético com interferências concretas nos processos de ensino e aprendizagem. Eles têm sido efetivos espaços de convivência, intercâmbio e diálogo entre pessoas preocupadas com o entendimento e a transformação dos processos educacionais.

A expressão desse vigoroso movimento, resultante do engajamento e compromisso das forças críticas mais atuantes do campo educacional brasileiro, é evidenciada pelo quadro cronológico da realização dos ENDIPES e reforçada pelos temas que os orientaram:  
 

Ano Tema Coordenação Instituição promotora
 2022 XXI – ENDIPE – “A Didática e as práticas de ensino no contexto das contrarreformas neoliberais” Geovana Ferreira Melo Universidade Federal de Uberlândia
 2020 XX ENDIPE – “Fazeres-Saberes pedagógicos: diálogos, insurgências e políticas” Giseli Barreto da Cruz / Claudia de Oliveira Fernandes Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro/RJ
 2018 XIX ENDIPE – “Para onde vai a didática? O enfrentamento às abordagens teóricas e desafios políticos da atualidade” Cristina Maria D’Ávila Teixeira Universidade Federal da Bahia – Salvador/BA
 2016 XVIII ENDIPE – “Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira” Silas Borges Monteiro Universidade Federal do Mato Grosso – Cuiabá/MT
 2014 XVII ENDIPE – “A Didática e as práticas de ensino nas relações entre escola, formação de professores e a sociedade” Maria do Socorro Lucena Lima Universidade do Estado do Ceará – Fortaleza/CE
  2012 XVI ENDIPE – “Didática e Práticas de Ensino: compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade” Alda Marin Junqueira / Selma Garrido Pimenta Universidade Estadual de Campinas – Campinas / SP
 2010 XV ENDIPE – “Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais” Ângela Dalben / Julio Emilio Diniz Pereira / Lucíola L. Santos Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte / MG
  2008 XIV ENDIPE – “Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas” Maria Isabel da Cunha / Maria Helena M. B. Abrahão Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre/RS
 2006 XIII ENDIPE – “Educação, Questões Pedagógicas e Processos Formativos: compromisso com a inclusão social” Aída Maria Monteiro da Silva Universidade Federal de Pernambuco – Recife / PE
  2004 XII ENDIPE – “Conhecimento universal e conhecimento local” Lillian Anna Wachowicz Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Curitiba/PR
  2002 XI ENDIPE – “Igualdade e diversidade na educação" José Carlos Libâneo Universidade Federal de Goiás – Goiânia / GO
  2000 X ENDIPE – “Ensinar e aprender: sujeitos, saberes, espaços e tempos” Vera Maria Candau Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro/RJ
  1998 IX ENDIPE – “Olhando a qualidade do ensino a partir da sala de aula” Selma Garrido Pimenta Universidade de São Paulo – Águas de Lindóia / SP
  1996 VIII ENDIPE – “Formação e profissionalização do educador” Leda Schelbe / Maria da Graça Soares Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis / SC
  1994 VII ENDIPE – “Produção do conhecimento e trabalho docente” José Carlos Libâneo Universidade Federal de Goiás – Goiânia / GO
  1991 VI ENDIPE – “Perspectivas do trabalho docente para o ano 2000: qual Didática e qual Prática de Ensino? As bases teóricas de uma prática docente interdisciplinar: explicitações necessárias” Merion Campos Bordas Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre / RS
  1989 V ENDIPE – “Organização do processo de trabalho docente: em busca da integração da Didática e da Prática de Ensino” Maria de Lourdes Rocha de Lima Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte / MG
 1987 IV ENDIPE – “A prática pedagógica e a educação transformadora na sociedade brasileira” Aída Maria Monteiro da Silva Universidade Católica de Pernambuco – Recife / PE
 1985 III Seminário A Didática em Questão (III ENDIPE) Olga Molina Universidade de São Paulo – São Paulo / SP
 1983 II Seminário A Didática em Questão (II ENDIPE) Vera Maria Candau Universidade Católica do Rio de Janeiro/RJ
 1982 I Seminário A Didática em Questão (I ENDIPE) Vera Maria Candau Universidade Católica do Rio de Janeiro/RJ

XXII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO

Saberes da Didática para a construção da escola democrática