PAINEL

INFORMAÇÕES GERAIS

 

O trabalho proposto pelos/as autores/as deve estar articulado a um dos eixos temáticos do evento, devendo explicitá-lo na ficha de envio. Os trabalhos individuais ou em grupos poderão ser inscritos na forma de:
 
Painel (Comunicação Oral) – comunicação coordenada e organizada pelos/as expositores/as, em torno de uma temática, contendo três trabalhos diferentes decorrentes de pesquisas concluídas, com duração de 1h 30m.
 
Pôster – resultados de trabalhos em andamento que apresentem análises parciais consistentes, organizados em sessões de 45 minutos.
 
Quantidade de trabalhos para submissão em anais (Painel/Pôster):
Trabalhos como autor/a principal:  01
Trabalhos como coautor/a: 02
Participantes por trabalho: 06,  incluindo autor/a, coautores e orientador/a.
 
 

PAINEL (Comunicação Oral)

O painel deve se vincular a um dos eixos temáticos do evento. A articulação e a coordenação do painel serão de responsabilidade de um/a dos/as expositores/as. Os/as autores/as dos painéis podem ser da mesma instituição ou de instituições diferentes. Todos/as os/as participantes do painel deverão efetuar o pagamento de sua inscrição no evento. Um/a dos/as proponentes deve ser profissional da Educação Básica.

Formatação do painel: Os/as proponentes apresentarão propostas completas de painéis, uma vez que a Comissão Organizadora não irá estruturar painéis a partir de propostas individuais. As propostas devem ser encaminhadas pelo/a coordenador/a do painel, que deverá criar um título pertinente aos três trabalhos que o compõem.

Duração do painel: 1h 30m.

A estrutura do painel deve conter: título e resumo geral do painel com até 250 palavras. Nele devem constar: a síntese dos trabalhos que integram o painel proposto, explicitando os principais referenciais teórico-metodológicos e resultados. O resumo geral do painel deverá ser enviado em arquivo único (PDF), contendo também os três artigos completos, com palavras-chave e respectivos resumos dos diferentes proponentes.

Formatação dos textos que acompanham o painel para publicação  
O texto de cada participante do painel deverá ter formato de artigo, com problema de pesquisa, sua hipótese (se necessário), objetivos, procedimentos metodológicos, discussão e resultados, considerações finais e referências, estruturado de 8 (oito) a 12 (doze) páginas, incluindo as referências bibliográficas.

Estrutura do artigo

Fonte: Times New Roman
Título: negrito, tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado;
Resumo: 250 palavras; Palavras-chave: 3 (três)
Texto: espaçamento 1,5
Tamanho da fonte: 12
Recuo de parágrafo de 1,25 cm a partir da margem esquerda
 
O/a coordenador/a do painel deverá submeter em um único arquivo as três comunicações orais que irão compor o painel. Ressaltamos que a submissão do arquivo para a avaliação deverá ser feita sem identificação dos/as autores/as.  Em caso de aprovação, o arquivo com as três comunicações deverá ser reenviado com a devida identificação dos/as autores/as.
 
Formato: o arquivo deverá ser anexado no formato PDF, com tamanho máximo de 2MB. O uso do papel timbrado da edição atual do evento é obrigatório. O modelo está disponível no site do evento para download.
 
 
 

ATENÇÃO
 

As notas explicativas devem estar apresentadas em notas de rodapé, atendendo ao estritamente indispensável, inseridas automaticamente, tamanho 10.

 

As referências, com todos os dados da obra citada, devem seguir as normas atuais e em vigor da NBR 6023/ABNT.

 

Para destaques no texto, preferir sublinhado (caso seja efetuado em citações, indicar que os grifos são do/a autor/a). Não deve ser utilizado o recurso de caixa alta / letras maiúsculas para destaques no texto.

 

Para termos estrangeiros, utilizar itálicotítulo de livros e título de periódicos devem estar em itálico; links da internet devem ser citados conforme normas em vigor da ABNT.

 

Mencionar, sempre que for pertinente, informações sobre a aprovação da pesquisa em comitês de ética e/ou órgãos equivalentes.

 

Atentar para o direito de uso de imagens utilizadas no trabalho, indicando autoria, fonte, data e, quando necessário, a autorização para o uso.

 

Enviar artigos redigidos conforme norma culta da língua portuguesa, e devidamente revisados

 

IMPORTANTE: Após publicados, os arquivos de trabalhos não poderão sofrer mais nenhuma alteração ou correção.

 

MODO DE APRESENTAÇÃO

Cada painel terá a duração de 1h 30m. A sugestão é que cada um dos três trabalhos que compõem o painel seja apresentado em até 20 min e que sejam destinados os 30 min restantes para o debate.
 
As salas destinadas para os painéis dispõem de datashow e acesso à internet. Além disso, em cada sala haverá um/a monitor/a colaborando com as atividades. Ele/ela será responsável pela coleta de assinaturas dos/as expositores/as para comprovar a apresentação dos trabalhos. O painel poderá ser apresentado por todos/as os/as membros que o compõem ou, no mínimo, por um/a representante de cada texto.

XXII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO

Saberes da Didática para a construção da escola democrática