CONHEÇA NOSSOS EIXOS TEMÁTICOS

A constituição disciplinar da Didática e a problemática epistemológica da Pedagogia. Perspectivas teórico-metodológicas da produção do conhecimento em Didática. As práticas de ensino e as tendências didáticas contemporâneas. Concepções de ensino e de aprendizagem.
 
Coordenação:
Lenilda Rego Albuquerque de Faria (UFAC)
Jonas Emanuel Pinto Magalhães (UFU)
Elzanir dos Santos (UFPB)
Concepções de formação inicial e continuada de educadores(as). Saberes didáticos na formação docente. Identidade, profissionalidade e desenvolvimento profissional de educadores(as). Políticas curriculares de formação docente e suas implicações no trabalho de educadores(as). O ensino de Didática em cursos de licenciatura e de pós-graduação. 

Coordenação:
Marilza Vanessa Rosa Suanno (UFG)
Vania Finholdt Angelo Leite (UERJ)
Maira Lewtchuk Espindola (UFPB)
Aline Daiane Nunes Mascarenhas (UNEB)
A escola como espaço de formação humana para a democracia. Processos de currículo e de avaliação no contexto das reformas educacionais recentes. Estratégias de mediação didática para o desenvolvimento curricular no marco de diferentes concepções pedagógicas.
 
Coordenação:
Adriana Patrício Delgado (UFRJ)
Priscilla de Andrade Silva Ximenes (UFG)
Marcus Quintanilha da Silva (UFPB)
Fundamentos pedagógicos e didáticas de diferentes concepções de inovação educativa. Políticas e práticas de inovação educativa como objeto de crítica didática. Configurações do ensino no contexto de experiências de inovação educativa. Impactos da cibercultura nos processos de formação humana. Tecnologias digitais e mediação pedagógica.
 
Coordenação:
Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar (UFG)
Lebiam Tamar Gomes Silva (UFPB)
 
Processos de ensino e de aprendizagem na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Estratégias de planejamento, mediação e avaliação na organização do trabalho pedagógico na Educação Básica. Saberes didáticos e experiências formativas em contextos de Educação de Jovens e Adultos, de Educação Especial, de Educação Profissional e Tecnológica, de Educação do Campo, Quilombola e Indígena.
 
Coordenação:
Julio Cesar Bresolin Marinho (UNIPAMPA)
Fabrício Oliveira da Silva (UEFS)
Marlécio Maknamara da Silva Cunha (UFPB)
Paradigmas pedagógicos na Educação Superior. Formação de professores(as) para a Educação Superior. Saberes pedagógicos e didáticos da docência universitária. Abordagens didáticas e tendências curriculares na Educação Superior. Fundamentos da Pedagogia Universitária e estratégias de assessoramento didático à docência na Educação Superior. Políticas educacionais e trabalho docente na Educação Superior.
 
Coordenação:
Suzana Gomes dos Santos (UFMG)
Rosana Aparecida Ferreira Pontes (Unisantos)
Margareth Melo (UEPB)
Marcadores sociais de diferença e suas relações com os processos de ensino e de aprendizagem. Relações entre diversidades, diferenças, in/exclusão e desigualdades educacionais. Cultura, cotidiano e experiência escolar e abordagens didáticas em articulação com os marcadores de gênero, raça, etnia, religião, classe social, deficiências, geração e territorialização.
 
Coordenação:
Jeane Félix da Silva (UFAL)
Thaiany da Silva Guedes (UFAM)
Daniele dos Santos Ferreira Dias  (UFPB)
SUBMETA SEU TRABALHO


 

Acesse a área do participante
PERÍODO DE SUBMISSÃO

Os trabalhos para publicação deverão ser enviados através da área do participante até

15 de julho de 2024
MODALIDADE DE SUBMISSÃO

Os trabalhos poderão ser enviados nas modalidades de 

Painel e Pôster

XXII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO

Saberes da Didática para a construção da escola democrática